Communicação de imprensa:
As inundações de 10 de Janeiro 2016 não só deixaram um rasto de destruição ao longo das margens do rio Dão,como também grandes quantidades de lixo: sacos plásticos, garrafas, pneus de automóvel e outros objectos estão pendurados nas árvores, cobrindo as “praias” e estragando vários lugares do ambiente natural. Se forem deixados aí, continuarão a poluir o ecossistema do rio, podendo acabar no Atlântico visto que o Dão desagua no Mondego que por sua vez termina no oceano. É sabido que 80% do plástico encontrado nos oceanos provém de terra e que milhões de aves marinhas e mamíferos morrem todos os anos por o ingerirem.
CuidaDão, uma iniciativa de cidadãos pela defesa da natureza no vale do rio Dão, verificou a quantidade de lixo resultante das inundações referidas e decidiu agir. Uma ação para convidar cidadãos a fazer uma limpeza conjunta e contribuir para a sensibilização acerca dos problemas resultantes da poluição do ecossistema deste rio e a sua ligação ao que acontece nos oceanos. O tema desta ação é, por conseguinte, “como é que aquilo foi ali parar?” Saber como o lixo acaba num praia fluvial ou numa praia do oceano poderá ser uma forma de iniciar a resolução do problema.
CuidaDão é um movimento de cidadãos que habitam próximo do rio Dão, estão preocupados com a poluição do rio e a degradação do ambiente no vale. CuidaDão acredita que o património natural é um recurso subestimado e está empenhado em proteger e divulgar os valores naturais, culturais e económicos em presença. CuidaDão faz parte de um projeto nacional: ProjetoRios. Este projeto desenvolve e oferece métodos simples para os cidadãos e profissionais poderem monitorizar a saúde dos rios de Portugal e sensibilizar o público para a necessidade de a melhorar. De acordo com o método “ProjetoRios”, CuidaDão adotou um troço de 500 metros do rio Dão acima e abaixo da Ribeira dos Frades onde esta desagua neste rio.
Objetivos de CuidaDão:
- Saber mais sobre como a poluição afeta o ambiente.
- Aumentar a consciência pública sobre a importância de rios limpos em Portugal.
- Trabalhar em conjunto com todos os envolvidos para descobrir o que pode ser feito no que respeita à poluição.
A ação de limpeza referida é apoiada pela Câmara Municipal de Mangualde, Freguesia de Fornos de Maceira Dão, Câmara Municipal de Viseu e Junta de Freguesia de Fragosela. Estas autarquias ajudam fornecendo ferramentas, remoção do lixo apanhado, e oferecendo um almoço aos participantes.